sábado, 14 de março de 2009

Admirável Mundo Novo - Cientistas trabalham em " leitura " da mente

Na quinta-feira, 12, cientistas britânicos mostraram pela primeira vez que talvez seja possível "ler" a mente de uma pessoa apenas observando a sua atividade cerebral.


.20090313170927.jpg


Usando um scanner moderno para medir o fluxo sanguíneo, os pesquisadores afirmaram que foram capazes de dizer onde voluntários estavam localizados dentro de um ambiente de realidade virtual gerado por computador.


"De forma surpreendente, apenas de olhar os dados do cérebro podíamos predizer onde exatamente eles estavam", disse Eleanor Maguire, do Wellcome Trust Centre for Neuroimaging, da University College London, a repórteres. "Em outras palavras, nós pudemos 'ler' a memória espacial deles."


A descoberta abre a possibilidade de desenvolver máquinas para ler uma série de memórias, embora Maguire tenha dito que o risco de uma leitura da mente "intrusa" ainda está distante. Por outro lado, ela acredita que a descoberta, relatada na revista Cell Biology, ajudará os estudos sobre transtornos da memória, como Alzheimer, ao lançar luz sobre como a região cerebral do hipocampo registra as memórias.


Maguire e colegas usaram a tecnologia conhecida como imageamento por ressonância magnética funcional, ou fMRI (na sigla em inglês), e ilumina as regiões do cérebro quando elas são ativadas.


Ao escanear o cérebro de pessoas enquanto elas jogavam no computador um jogo de realidade virtual, eles foram capazes de medir a atividade de determinados neurônios no hipocampo, região conhecida por ser essencial para a memória e a navegação espacial.


fonte: olhardigital


Powered by Zoundry Raven



Technorati : ,

Del.icio.us : ,

Zooomr : ,

Flickr : ,

Nenhum comentário:

  Estratégia Cloward-Piven Sergio Ricardo M. da Silva · Jun 11, 2016 Deve-se perder a ingenuidade para se entender a crise econômica — e ta...