segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Dinheiro das drogas salvou os bancos na crise global, afirma conselheiro da ONU.

O Espectro de Wall StreetImage by *Bloco via Flickr

Dinheiro das drogas salvou os bancos na crise global, afirma conselheiro da ONU.

O chefe das drogas e crime diz que $352 bilhões em rendimentos criminosos foram efetivamente lavados pelas instituições financeiras.

Por Rajeev Syal
Publicado em 13/12/2009 pelo Guardian

Dinheiro de drogas no valor de bilhões de dólares manteve o sistema financeiro flutuando à tona no pico da crise global, contou ao the Observer o czar das drogas e crime das Nações Unidas.

Antonio Maria Costa, diretor do escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime, disse que viu evidências de que os rendimentos do crime organizado era "o único capital de investimento líquido" disponível para alguns bancos no limiar do colapso do ano passado. Ele disse que a maior parte dos $352 bilhões (216 bilhões de euros) dos lucros das drogas foi absorvida no sistema econômico como resultado.

Isso levanta questões sobre a influência do crime no sistema econômico em tempos de crise. Também desperta um exame adicional do setor bancário enquanto líderes mundiais, incluindo Barack Obama e Gordon Brown, pedem por Novas Regulamentações para um Fundo Monetário Internacional. Falando de seu escritório em Viena, Costa disse que há evidências de que o dinheiro ilegal estava sendo absorvido no sistema financeiro foi primeiro chamado a sua atenção pelas agências de inteligência e promotores ao redor de 18 meses atrás. "Em muitos exemplos, o dinheiro das drogas era o único capital de investimento líquido. Na segunda metade de 2008, a liquidez era o principal problema do sistema bancário e, portanto capital líquido se tornou um fator importante," ele disse.

"Empréstimos entre bancos foram financiados pelo dinheiro que se originou do comércio de drogas e outras atividades ilegais... Havia sinais de que alguns bancos foram resgatados dessa forma." Costa recusou identificar países ou bancos que podem ter recebido algum dinheiro de drogas, dizendo que seria inapropriado porque seu escritório é para encaminhar o problema, não atribuir culpa. Mas ele disse que o dinheiro é agora parte do sistema oficial e tinham sido efetivamente lavado.

"Este foi o momento (o ano passado) quando o sistema estava basicamente paralisado por causa da má vontade dos bancos de emprestar dinheiro uns aos outros. A progressiva liquidização do sistema e a progressiva melhoria de alguns bancos dos valores de suas ações (significou que) o problema (do dinheiro ilegal) tinha se tornado muito menos sério do que estava", ele disse.

O FMI estimou que grandes bancos dos Estados Unidos e europeus perderam mais de $1 trilhão de ativos tóxicos e de empréstimos ruins de janeiro a setembro de 2009 e mais de 200 dos que emprestavam para hipotecas faliram. Muitas grandes instituições ou faliram, foram adquiridos sob pressão, ou foram objeto de absorção pelo governo.

Acredita-se que agora as gangues fazerem a maior parte de seus lucros do comércio de drogas e está estimado valer 352 bilhões de euros, diz a ONU. Eles tradicionalmente mantiveram os rendimentos em dinheiro ou levado para o estrangeiro para esconder das autoridades. É entendido que a evidência de que o dinheiro das drogas que fluiu para os bancos veio de funcionários da Inglaterra, Suíça, Itália e dos Estados Unidos.

Os banqueiros britânicos gostariam de ver qualquer evidência que Costa tenha para respaldar suas afirmações. Um porta-voz da Associação de Banqueiros Britânicos disse: "Nós não temos sido parte de nenhum diálogo regulador que apóie uma teoria deste tipo. Houve claramente uma falta de liquidez no sistema e até certo ponto isso foi suprido pela intervenção dos bancos centrais."

Fonte: http://www.guardian.co.uk/global/2009/dec/13/drug-money-banks-saved-un-chief-claims


Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

  Estratégia Cloward-Piven Sergio Ricardo M. da Silva · Jun 11, 2016 Deve-se perder a ingenuidade para se entender a crise econômica — e ta...