domingo, 8 de agosto de 2010

O Big Brother está observando você no Facebook e no MySpace

Image representing MySpace as depicted in Crun...Image via CrunchBase
O Big Brother está observando você no Facebook e no MySpace

Por Cheryl Phillips

Você está se gabando com seus amigos do MySpace sobre sua grande promoção no emprego enquanto se esquiva dos impostos nos últimos anos? Talvez você esteja atrasando o pagamento dos impostos para o estado, mas se gabando no Facebook que os negócios estão melhores do que nunca? Se você é ativo na mídia social então poderia ser uma boa ideia para você pagar seus impostos. Agentes da receita federal poderão estar lendo suas atualizações.

Caloteiros de impostos estão descobrindo que os homens do imposto leem as atualizações do seu perfil no MySpace e Facebook.

De acordo com um artigo no Wall Street Journal:

Os agentes da receita do Estado começaram a pegar em flagrante os fraudadores pela exploração de informações postadas em websites de redes sociais, de anúncios de realocação para perfis profissionais a ostentação financeira.

Há limites para o que agentes do estado podem fazer na web. Em Nebraska, permite-se que os agentes usem informações que estão disponíveis publicamente online. Assim, MySpace - propriedade da News Corp., editor do Wall Street Journal - tende a trabalhar melhor porque seus usuários frequentemente postam mais informação pública do que aqueles sites como Facebook, disse Sr. Schroeder. As configurações padrão para adultos no MySpace criam um perfil público, enquanto as configurações padrão do Facebook criam um perfil visível somente para uma lista  de aprovada de amigos.

"Não é permitido aos agentes ser "amigo" de alguém usando informação falsa," disse Sr. Schroeder. As mesmas regras éticas são mantidas na Califórnia, de acordo com um porta voz do escritório de imposto do estado.

Um porta voz do serviço nacional de imposto se recusou a dizer se seus agentes usam sites de redes sociais para procurar os inadimplentes de impostos ou auxiliar auditorias.

Se você se colocar como "particular" nos sites de redes sociais populares, sempre há o Google. Há muitas maneiras para os agentes da receita descobrir informações usando o Google. É realmente como se o Big Brother estivesse observando. O Wall Street Journal relatou que um agente coletou $30.000 de impostos não pagos de um morador depois que uma pesquisa no Google descobriu que ele estava listado como um representante de marketing de alto nível por uma empresa nacional.

Nem todos os estados estão usando estes métodos para rastrear sonegadores de impostos, mas não demorará para que se torne lugar comum para isso ser o caminho mais fácil para descobrir aqueles que não pagam seus impostos.

Fonte: http://www.wariscrime.com/2009/08/29/news/big-brother-is-watching-you-on-facebook-myspace/      

Nota: Esse artigo se refere apenas aos americanos, mas como nós somos exímios imitadores, não se admirem se isso vier a acontecer no Brasil também em pouco tempo. Portanto, nada de exibir sua real condição financeira na rede. Até porque os bandidos também usam a internet para dar golpes.




Enhanced by Zemanta

Nenhum comentário:

  Estratégia Cloward-Piven Sergio Ricardo M. da Silva · Jun 11, 2016 Deve-se perder a ingenuidade para se entender a crise econômica — e ta...