quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

O dinheiro em papel não vai existir em 10 anos – o FMI e os grandes banqueiros sabem

Em painel no Fórum Econômico Mundial, líderes discutiram o futuro do universo financeiro. E ele é muito incerto
POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE
Painel sobre o futuro do mundo financeiro, em Davos (Foto: Reprodução/ YouTube)
Uma sala cheia de banqueiros e profissionais do mercado financeiro preocupados com o futuro. Quando Gillian R. Tett, editora do jornal britânico Financial Times, pergunta quem ali dentro acredita que o dinheiro de papel vai acabar, várias mãos se levantam. Mas uma delas chama mais a atenção: é a deChristine Lagarde, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em um painel intitulado "A transformação das finanças", no Fórum Econômico Mundial, em Davos, grandes nomes debateram nesta quarta-feira (20/01) o incerto futuro das transações financeiras.
Fintechs, moeda virtual e novas regulações. Foi um consenso que o setor está em transformação — mas é difícil saber qual é o impacto de tantas mudanças. Lagarde ressaltou que, entre os mais jovens, muitos não têm relação alguma com os bancos tradicionais. Mesmo assim, usam serviços financeiros.

Ela destaca que ainda se sabe pouco sobre moedas virtuais. De um lado, podem ser muito práticas e eficientes para o cliente. Por outro, podem ser "um grande instrumento para o crime" e "uma ameaça à estabilidade financeira e às políticas monetárias". É preciso repensar tudo. Recentemente, o FMI divulgou um documento no qual faz seus primeiros estudos em relação a essas mudanças. Com tantas acontecendo, existe uma urgência para que reguladores e instituições federais enxerguem esse movimento. Mas todos reconhecem o problema: não dá para saber muito bem o que regular. Tudo é novo.

Parcerias entre as instituições financeiras tradicionais e as disruptivas também são importantes, diz Dan Schulman, CEO do PayPal. O executivo aponta que "o maior impedimento do sucesso futuro é o sucesso do passado". Ou seja, é perigoso ficar apegado a antigos modelos. Ele defende a criação de ambientes de teste, em que seja possível "inovar com responsabilidade". Lagarde gostou da ideia: "Muito interessante, sobretudo porque bancos lidam com os bens do público e com a confiança". Ambos, devem ser protegidos, segundo ela.


Para John Cryan, co-CEO do Deutsche Bank, o dinheiro de papel não vai existir daqui 10 anos.

"É terrível e ineficiente", afirma. Segundo ele, o dinheiro é só um meio de troca. Existirão outros — e talvez não seja o Bitcoin. Ele aponta o quanto essa moeda virtual é complicada e não provou ser uma boa alternativa. Cryan diz ainda que bancos não têm aproveitado as possibilidades do big data como poderiam.

Os colegas concordam. "As chances de usar big data são enormes", diz Tom de Swaan, presidente do conselho do Zurich Insurance Group. Muita coisa teria de ser regulada, no entanto, reconhece. Ainda de acordo com ele, é difícil comandar um banco com tanta imprevisibilidade. O banqueiro sabe que algo novo está vindo, mas sem esquecer o que está acontecendo agora.

"Temos que olhar para o futuro", diz James P. Gorman, chairman e CEO do Morgan Stanley. Segundo ele, o banco passa muito tempo se dedicando a isso. Para Gorman, se você não está considerando como essas ferramentas podem mudar o setor, "não está fazendo seu trabalho". Mas faz ressalvas. Não acha que a mudança — principalmente no que se refere à moeda virtual — será imediata. "Não é ignorância, é pragmatismo."

Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa, para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis.
Apocalipse 13:16-18

Nenhum comentário:

  Estratégia Cloward-Piven Sergio Ricardo M. da Silva · Jun 11, 2016 Deve-se perder a ingenuidade para se entender a crise econômica — e ta...